O Ardor das Pimentas

Esta sensação que agrada a muitos se deve a uma enzima presente na grande maioria de pimentas. Esta enzima é conhecida como Capsaicina. Em contato com nossas papilas gustativas, esta literalmente faz a língua adormecer. Isto é percebido pelo cérebro como dor, estimulando a secreção de morfina.

Sementes

As sementes podem ser adquiridas em diversos locais, tais como floriculturas, lojas de paisagismo, estabelecimentos específicos e produtores profissionais especializados.
As sementes de pimenta também podem ser obtidas de seus próprios frutos já amadurecidos. Cada país ou região possui suas variedades de pimentas mais comuns que podem ser facilmente encontradas em mercados e feiras. Você pode selecionar alguns frutos maduros e frescos (evite os frutos que já estão murchando), abrí-los e retirar as sementes (utilize luvas caso a pimenta tenha um grau de ardência muito alto, para evitar acidentes posteriores como contato com os olhos e partes sensíveis da pele!). Remova qualquer pedaço da polpa que tenha grudado nas sementes e coloque-as para secar sobre uma folha de papel. A secagem pode ser feita ao ar livre, na sombra mesmo. Serve apenas para retirada de toda a umidade adquirida dentro do fruto. Evite deixá-las expostas à temperaturas acima dos 35°C, para evitar que queimem, pois são extremamente sensíveis. Assim que estiverem totalmente secas, basta guardá-las em saquinhos de papel devidamente rotulados com o nome da variedade e data e logo em seguida armazene os saquinhos num recipiente fechado à vácuo e em local fresco. Evite guardar as sementes ainda húmidas para que elas não embolorem.
ATENÇÃO!: Vale ressaltar que a importação, troca ou permuta de sementes com outros países, em âmbito comercial, industrial ou mesmo pessoal estão sujeitas à rigorosas leis de proteção e autorizações especiais de cultivo. Essas leis e regras foram aplicadas para auxiliar no controle de entrada das sementes e plantas em geral, principalmente as que já são acompanhadas com parte da terra de seu plantio. Dessa maneira evita-se a entrada de doenças ou pragas que podem atingir não só a variedade portadora, mas também a agricultura local. Para mais informações sobre as leis e normas que regem a importação de sementes ou mudas, basta acessar os links abaixo:
Toda compra de sementes ou mudas de qualquer espécie (não apenas de pimenta) deve possuir certificado sanitário ou fitossanitário autorizado previamente pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Caso contrário toda e qualquer importação será destruída e o importador/comprador receberá um Termo de Ocorrência por infrigir o decreto 24.114/34.
IMPORTANTE: Caso esteja utilizando sementes provenientes de frutos que você adquiriu de suas colheitas anteriores ou de diferente procedência, é interessante esterilizá-las antes de sua utilização! Isso evita o aparecimento de doenças como a Antracnose, que pode ficar hospedada na semente até mesmo em seu estado inativo. Para a esterilização de suas sementes, basta tratá-las em água quente (em torno de 50oC) por 30 minutos. Esse método é considerado um dos mais eficazes para esterilização de sementes.